Dan Guido é fundador de uma empresa de segurança cibernética, a Trail of Bits, e “surtou” quando o aplicativo de seu banco alertou que seu smartphone não era seguro. Dessa forma, resolveu criar um app para informar ao usuário se seu celular foi invadido. Depois de anos de desenvolvimento, o iVerify finalmente chegou à App Store .
Durante muito tempo acreditou-se que os iPhones eram os dispositivos mais seguros para se comprar. Porém, nos últimos meses, algumas pesquisas mostraram uma série de brechas no celular. Um pesquisador do Google encontrou 10 erros no iMessage que permitiam que hackers invadissem silenciosamente. Algumas semanas depois, o Google revelou que integrantes de um grupo da China, os “iugures”, tiveram seus telefones invadidos, supostamente por hackers que trabalhavam para o governo chinês.
O iVerify foi projetado para procurar anomalias e efeitos colaterais criados por hackers no iPhone . Segundo Guido, o segredo do seu aplicativo é se basear em jailbreaks públicos existentes e na engenharia reversa do sistema operacional do iPhone.
No entanto, o smartphone da Apple é projetado de uma maneira que limita ferramentas como o iVerify. O celular dificulta a coleta de dados de aplicativos instalados pelos usuários e, por esse e outros motivos, pesquisadores de segurança reclamaram que é quase impossível descobrir se o iPhone foi invadido.
Essa não é a primeira vez que um aplicativo com essa finalidade foi lançado. O iDevice foi lançado em 2016, mas rapidamente foi banido da App Store. Além de informar se seu celular foi invadido, o novo aplicativo ainda possui uma série de guias de instruções para ajudarem o usuário a proteger seu iPhone , como formas de melhorar a privacidade e reduzir as chances de ser invadido.
O iVerify já vem encontrando alguns problemas com a Apple . A principal reclamação da desenvolvedora foi ao fato de o aplicativo recomendar apps específicos para melhorar a segurança, como o gerenciador de senhas 1Passoword, o aplicativo de mensagens criptografadas Signal, Google Authenticator, entre outros. A Apple afirmou que recomendar aplicativos específicos fere os termos de serviço da App Store. O iVerify também foi proibido de entrar na loja de aplicativos chinesa por recomendar VPNs, que são ilegais na China.
O aplicativo está disponível na App Store por US$ 4,99 e o Trail of Bits planeja lançar uma tecnologia de detecção de jailbreak, conhecida como iVerify Core, para empresas que desejam integrá-lo a seus produtos ou personalizá-lo para seus funcionários.
O aplicativo de navegação Waze ganhou uma nova voz para orientar seus motoristas: a do ex-presidente Lula . Dentre as diversas possibilidades oferecidas pela plataforma, agora é possível escolher que Luiz Inácio Lula da Silva guie seus caminhos. Ou pelo menos quase isso.
É que a nova voz presente no Waze não é a do ex-presidente, mas sim uma imitação – ela, inclusive, não foi produzida e disponibilizada pelo app, mas sim por um usuário. Desde 2017, qualquer pessoa que usa o aplicativo pode gravar seus próprios comandos e liberá-los para download na plataforma. E foi justamente isso que algum imitador do Lula fez.
Em posicionamento oficial, o Waze afirmou que “a voz mencionada na reportagem não é uma voz oficial do Waze. O app possui o recurso Gravador de Voz, que permite que os usuários customizem os comandos de voz e também compartilharem o áudio entre si. No menu de Configurações > Voz e Som, todos os usuários do aplicativo tem acesso a gravação de comandos. Esse recurso está disponível desde 2017 para todos os usuários da plataforma”.
Para ter a voz de Lula no Waze , é só clicar neste link usando o celular, que direcionará para o download do som no aplicativo. Depois de instalada, a voz dá comandos divertidos, como uma animação bem maior ao dizer “vire à esquerda, companheiro” do que ao dizer “vira à direita”.
Além disso,quando há uma viatura por perto, a imitação do ex-presidente avisa: “Polícia reportada à frente, companheiro. Cuidado!”. Antes de começar cada viagem, a frase ouvida na voz de Lula é: “Está pronto? Eu estou! Vamos, companheiro, tomar os meios de produção”.
Colocaram a voz do Lula no Waze. Polícia reportada, companheiro, cuidado! Kkkkkkkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/rsCSYzRC6Q