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Carros e Motos

Veja os 5 carros mais confiáveis para se comprar no Brasil

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O Engie é um dispositivo que mete parâmetros e estatísticas diárias em mais de 45 mil veículos espalhados pelo Brasil. Ele é capaz de detectar o diagnóstico de falhas, carga da bateria, eficiência do combustível e emissões com uma instalação simples no painel do carro. Com base nestes dados, é possível identificar os cinco carros mais confiáveis à venda no Brasil. A amostragem da Engie foi feita com base no diagnóstico de no mínimo 500 carros de cada modelo, sem repetir marcas.

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5 – Ford Ranger – 5% de falhas detectadas


A Ranger é a única representante das picapes na lista dos carros mais confiáveis do Brasil
Divulgação

A Ranger é a única representante das picapes na lista dos carros mais confiáveis do Brasil

A Ranger aparece na quinta colocação entre os carros mais confiáveis à venda no Brasil. De acordo com a Engie, a porcentagem de falhas detectadas no modelo fabricado em Buenos Aires, na Argentina, é de 5%, se destacando entre as picapes médias de seu segmento. Ao todo, são onze versões disponibilizadas pela Ford, partindo de R$ 110.490 na versão XLS 2.5 e chegando a R$ 188.990 no modelo Limited 3.2 diesel, com tração 4×4. Entre elas, há uma versão chassi com motor diesel, por R$ 120.150.

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4 – Honda HR-V – 3% de falhas detectadas


Além de ser um dos SUVs de maior destaque no País, o Honda HR-V também surge entre os carros mais confiáveis
Divulgação

Além de ser um dos SUVs de maior destaque no País, o Honda HR-V também surge entre os carros mais confiáveis

Ainda de acordo com a Engie, o Honda HR-V é o quarto modelo que menos apresenta problemas mecânicos ou elétricos, com porcentagem de falhas detectadas de 3%. Renovado no fim do ano passado, o modelo é vendido em apenas três versões: LX (R$ 92.500), EX (R$ 98.700) e EXL (R$ 108.500). Todas são equipadas com o já conhecido 1.8, de 139 cv de potência e 17,4 kgfm de torque.

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3 – VW Gol – 3% de falhas detectadas


O longevo hatchback da Volkswagen continua sendo um dos carros mais confiáveis do Brasil, conforme a Engie
Divulgação

O longevo hatchback da Volkswagen continua sendo um dos carros mais confiáveis do Brasil, conforme a Engie

O carro mais vendido da história do Brasil é também o medalhista de bronze da lista dos modelos mais confiáveis. O Gol tem o bom percentual de apenas 3% de falhas detectadas entre todos os outros veículos analisados pela Engie. Antigamente, o hatch já foi cheio de versões, mas hoje ficamos restritos ao 1.0 manual (R$ 46.320), 1.6 manual (R$ 52.770) e 1.6 automático (R$ 57.260), sendo este último o mesmo motor MSI que equipa o Polo.

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2 – Toyota Etios – 3% de falhas detectadas


O Toyota Etios é o segundo colocado entre os carros mais confiáveis do Brasil, com controle de estabilidade de série
Renato Maia/Falando de Carros

O Toyota Etios é o segundo colocado entre os carros mais confiáveis do Brasil, com controle de estabilidade de série

O Etios também aparece bem no ranking de confiabilidade, com os mesmos 3% de falhas detectadas do hatch da Volkswagen. A Toyota disponibiliza o modelo nas versões X 1.3 (R$ 48.400 com câmbio manual; R$ 53.440 na automática), X-Plus 1.5 (R$ 54.920 na manual; R$ 59.960 na automática), XLS (R$ 64.440) e Platinum (R$ 67.690). A partir da linha 2019, todas as versões integram controle de estabilidade e tração.

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1 – Fiat Grand Siena – 2% de falhas detectadas


A presença do Cronos não fez o Fiat Grand Siena cair entre os carros mais confiáveis à venda no Brasil em 2019
Divulgação

A presença do Cronos não fez o Fiat Grand Siena cair entre os carros mais confiáveis à venda no Brasil em 2019

A medalha de ouro entre os carros mais confiáveis à venda no Brasil, de acordo com a Engie, é o Fiat Grand Siena, que ainda convive com o Cronos na linha da marca italiana. Seu índice de detecção de falhas é de apenas 2%, entre todos os 45 mil veículos analisados. Lançado em meados de 2011, o sedã compacto é vendido em apenas uma versão: Attractive, com motor 1.0 (R$ 49.590) e 1.4 (R$ 54.590).

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Veja 5 carros iguais que são vendidos por marcas diferentes

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Componentes automotivos normalmente são intercambiáveis por conta dos fornecedores. Para citar um breve exemplo, as transmissões Aisin e ZF aparecem em diversos modelos no Brasil, além da Chevrolet já ter fornecido motores para a Fiat. Apesar dessa intercambialidade de componentes, algumas marcas ultrapassam os limites e fornecem a licença de projetos completos aos rivais, como carros irmãos.

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Já falamos da primeira geração do Siena, que foi vendida na Coreia do Norte pela Pyeonghwa Motors. Apesar de ser um exemplo distante, o mesmo fenômeno pode acontecer bem na nossa frente sem que a maioria das pessoas perceba. A reportagem de iG Carros enumera cinco carros irmãos que foram vendidos por duas marcas diferentes através dos anos.

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1 – Suzuki Fun e Chevrolet Celta


Começamos a lista dos carros irmãos com o Suzuki Fun, representante do nosso Chevrolet Celta na Argentina
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Começamos a lista dos carros irmãos com o Suzuki Fun, representante do nosso Chevrolet Celta na Argentina

Se você já foi para Buenos Aires (Argentina), talvez tenha visto um Celta com o símbolo da Suzuki no lugar da Chevrolet. Na prática, era apenas uma troca simples de logotipos, mas o Suzuki Fun ainda não ficava livre de algumas diferenças pontuais em relação ao nosso Celta, que deixou de ser fabricado em setembro de 2015. 

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Para começar, o modelo dos hermanos vinha equipado com motor 1.4, de 85 cv de potência. Por aqui, era o saudoso 1.0 VHCE Flex, capaz de desenvolver 77 cv. A capacidade do tanque de combustivel do Celta também era maior, com 54 litros ante apenas 46 litros do Fun. O pacote de equipamentos, entretanto, era o mesmo. Falaremos mais sobre a parceria entre Suzuki e Chevrolet em outro tópico.

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2 – Yusheng S330 e Ford Territory


O Yusheng S330 deu a base para o Ford Territory entre os carros irmãos. O modelo não será mais vendido no Brasil
Divulgação

O Yusheng S330 deu a base para o Ford Territory entre os carros irmãos. O modelo não será mais vendido no Brasil

Quem esteve no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em novembro último, pôde conhecer o SUV Territory, que até então estava nos planos da marca para o mercado brasileiro. O modelo seria importado da China para rivalizar diretamente com o Jeep Compass, ocupando a lacuna que ainda existe entre os SUVs EcoSport e Edge. Com 4,58 metros de comprimento por 1,93 m de largura e 2,72 m de entre-eixos, suas dimensões são equiparáveis com o Jeep.

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O Territory é, na verdade, um SUV chinês conhecido como Yusheng S330. Ele foi mostrado como conceito durante o Salão de Shanghai (China) de 2015, sendo lançado ao mercado em 2016. Por lá, é o principal rival do Landwind X7, conhecido internacionalmente como um plágio do Range Rover Evoque.

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3 – Fiat Freemont e Dodge Journey


Dodge Journey e Fiat Freemont eram carros irmãos, sem tirar nem pôr. Os públicos, entretanto, eram diferentes
Divulgação

Dodge Journey e Fiat Freemont eram carros irmãos, sem tirar nem pôr. Os públicos, entretanto, eram diferentes

A dupla foi o primeiro fruto da parceria entre Fiat e Chrysler no fim da década passada, como se fossem irmãos gêmeos. Os públicos, por outro lado, eram bem diferentes. O Fiat, evidentemente, visava um público menos abastado, enquanto o Dodge ocupava um segmento premium.

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O Journey era equipado com motor 3.6 V6, de 280 cv de potência e câmbio de seis marchas.  O motor do Freemont, por sua vez, era menor: 2.4 de quatro cilindros em linha, com 172 cv de potência. Desde então, a FCA nunca mais lançou modelos “gêmeos”, dando preferência pela intercambialidade de plataformas entre Fiat e Jeep.

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4 – Suzuki Vitara e Chevrolet Tracker


A parceria com a Suzuki também rendeu frutos ao aventureiro Chevrolet Tracker entre os carros irmãos
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A parceria com a Suzuki também rendeu frutos ao aventureiro Chevrolet Tracker entre os carros irmãos

Neste ponto, podemos aprofundar mais as questões que envolveram a parceria entre Suzuki e Chevrolet. Em meados da metade dos anos 90, a GM comprou 20% das ações da marca japonesa. Alguns anos depois, ainda em 1999, foi iniciada a produção do aventureiro Grand Vitara na Argentina.

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A Chevrolet aproveitou o projeto para lançá-lo no Brasil como Tracker, mas os projetos tinham algumas diferenças de motor e câmbio. O Vitara era equipado com motor 2.0 turbodiesel, enquanto o Tracker trazia uma unidade a gasolina. De resto, os carros eram praticamente iguais. A parceria entre as duas marcas durou até 2010, quando a Volkswagen se tornou a maior acionista da Suzuki.

5 – Pontiac Solstice, Opel GT, Daewoo G2X e Saturn Sky


Pontiac Solstice também é um dos carros irmãos do trio de esportivos de Saturn, Opel e Daewoo, todos roadsters
Divulgação

Pontiac Solstice também é um dos carros irmãos do trio de esportivos de Saturn, Opel e Daewoo, todos roadsters

Neste caso, estamos falando de quadrigêmeos. Os modelos Pontiac Solstice, Daewoo G2X, Opel GT (vendido nos EUA pela Buick) e Saturn Sky foram apostas da General Motors na categoria dos esportivos. Eles não compartilham apenas a plataforma. Havia duas opções de moitor: 2.4 Ecotec, de 177 cv e 2.0, turbo, de 260 cv. E o sistema de transmissão podia contar com câmbio automático ou manual.

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Diferentemente de modelos anteriores, compartilhar a base de esportivos continua em alta no mundo automotivo. Podemos citar o roadster Fiat 124 que tem a mesma base do Mazda MX-5, ou o novo Toyota Supra, que é feito sob os moldes do clássico BMW Z4, que vem com motor 2.0, turbo, capaz de gerar 304 cv. Tudo indica que este fenômeno continuará forte entre as picapes médias.

Estes foram alguns dos exemplos mais curiosos que destacamos, mas também podemos apontar este fenômeno em outras condições. Na Europa, a Volkswagen é dona das fabricantes Skoda (República Tcheca) e Seat (Espanha).

A partir disso, da mesma forma, o nosso Up! era vendido pelas três marcas em um esquema bem semelhante. Na América Latina, Renault, Nissan e Mercedes-Benz compartilham o projeto de suas picapes, e tudo indica que o mesmo acontecerá entre Ford Ranger e VW Amarok entre os carros irmãos .

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