conecte-se conosco


Na Capital

Prefeitura e TCE ajustam detalhes para novo edital de viadutos

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá publicou no Diário Oficial de Contas que circulou na quarta-feira (13), o aviso de anulação do Regime Diferenciado de Contratação Presencial (RDC) nº 001/2018. O certame tratava da contratação de empresa de engenharia civil, visando a execução de obras de implantação de dois viadutos na Capital. Em substituição ao anterior, o Município já trabalha na publicação de um novo edital de licitação, juntamente com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

As estruturas fazem parte do pacote de ações em celebração aos 300 anos e serão levantadas nas avenidas Manoel José de Arruda, conhecida como Avenida Beira Rio, e Edna Maria Abuquerque Affi, a popular Avenida das Torres. Para isso, o Executivo já conta com o aporte financeiro conquistado mediante a abertura de crédito de R$ 50 milhões, formalizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro junto ao Banco do Brasil S.A.

“No dia 28 de fevereiro, o TCE manteve a suspensão. Dessa forma, entendemos que a melhor opção, neste momento, é a abertura de um novo edital. Estamos levando em consideração, principalmente, o prazo para que as respostas fornecidas ao Tribunal sejam julgadas. Sabemos que, na frente do nosso, ainda existe uma quantidade de processos de outros municípios a serem apreciados. Sendo assim, chegamos ao consenso que esse prolongamento impacta diretamente no início e na entrega das obras”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Leia mais:  Semob altera itinerários de três linhas de ônibus; confira

Histórico

O RDC 001/2018 estava suspenso pela própria Prefeitura de Cuiabá desde o dia 20 de dezembro de 2018. Na ocasião, o Executivo adotou a medida para revisão dos projetos e análise dos recursos das empresas participantes do certame. Posteriormente, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso também indicou a suspensão, indo ao encontro da decisão do Município.

Durante esse período, a Prefeitura realizou uma consulta pública com todas as empresas participantes da concorrência pública. O ato foi realizado com o intuito de sanar dúvidas referentes às questões jurídicas, financeiras e estruturais. Além disso, um relatório com respostas aos apontamentos do TCE também foi enviado para a análise do órgão.

Estudos

Os estudos de viabilidade realizados para a implantação dos viadutos apontam que em ambas as localidades, o fluxo de veículos tem sido cada vez mais crescente, o que resulta em quilômetros de congestionamentos com a espera de mais de 30 minutos, durante o horário de pico. Com as edificações, a Prefeitura pretende alcançar resultados como a redução do tempo de locomoção e aumento das condições de segurança de usuários das vias.

Leia mais:  Permissionários conhecem projeto do Mercado do Porto e aprovam iniciativa da Prefeitura

De acordo com a sondagem, a intervenção pontual na Beira Rio deve duplicar a capacidade do cruzamento, atendendo de forma direta 9 mil pessoas por hora/pico e, indiretamente, 145 mil habitantes do entorno. Na Avenida das Torres o número chega a 10 mil de forma direta e 90 mil pessoas indiretamente.

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Prefeitura de Cuiabá abre inscrições para 44º Jogos Estudantis Cuiabanos

Publicado

por

Gustavo Duarte

Estudantes de Cuiabá: é hora de alongar o corpo e também o cérebro, pois o 44º Jogos Estudantis Cuiabanos (Jec’s) estão prestes a começar. A Prefeitura de Cuiabá abre na próxima semana, o período de inscrições, a serem realizadas pelas escolas municipais, estaduais e particulares da capital para a participação do Jec’s 2019, evento esportivo que conta com 4 modalidades de equipe e 10 individuais.

Gestores escolares terão de 27 a 31 de maio para entregar os formulários de inscrições devidamente preenchidos na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá. Os Jogos são abertos e com entrada franca.

Superação, trabalho em equipe, reconhecimento, confraternização, amizade e muita diversão estão sempre presentes durante a realização dos Jogos Estudantis Cuiabanos. E a participação das escolas e estudantes no evento vem aumentando ano após ano. De acordo com o secretário adjunto de Esporte, Edilson Odilon da Silva, quase dois mil alunos participaram dos jogos em 2018, 30% a mais do que no ano anterior e a expectativa é de que em 2019 o número seja ainda maior.

Leia mais:  Jogos dos Servidores chegam a final no domingo com almoço de confraternização

“É o evento esportivo direcionado aos estudantes mais importante do ano para Cuiabá. É uma oportunidade dos alunos representarem seus colégios e mostrarem seus talentos. Muitos atletas começaram a carreira no esporte depois de participarem dos jogos estudantis”, comentou Odilon.

Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol são as modalidades de equipe da competição. Já as individuais são: Judô, Atletismo, Natação, Xadrez, Ginástica Rítmica, Ciclismo, Luta Olímpica, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Badminton. Os estudantes serão divididos em duas categorias por idade: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Os jogos serão realizados no período matutino e vespertino durante a semana e no período matutino, aos sábados. Os vencedores de cada modalidade e categoria receberão troféus, medalhas e vão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Mato-grossenses e posteriormente nos Estaduais e Nacionais.

A documentação de inscrição deve ser entregue em duas vias devidamente preenchidas e assinadas pelos responsáveis para a Comissão Organizadora na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, durante seu horário de funcionamento: das 8h às 11h e das 14h às 17h. A sede da pasta está localizada na Rua Barão de Melgaço, número 3677.

Leia mais:  Caminhões hidrojatos auxiliarão no desentupimento de bocas de lobo

Os jogos serão administrados e organizados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte Turismo, através da Secretaria Adjunta de Esporte/Diretoria de Esporte, com participação efetiva de representantes da comunidade esportiva.

Seguem anexos o regulamento e as fichas de inscrição para competições esportivas de 2019: 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas