conecte-se conosco


Agro Veracidade

Ministra comanda reunião sobre os projetos prioritários do Mapa para o Nordeste

Publicado

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) comandou nesta quinta-feira (14) uma reunião para acompanhar os projetos que o Mapa está desenvolvendo para o semiárido da Região Nordeste. Ela disse aos secretários que o projeto é estratégico para o governo do presidente Jair Bolsonaro. E recomendou que as propostas sejam formuladas com pé no chão, sem promessas que não possam ser cumpridas, para que não se frustre os nordestinos que estão esperando ansiosos pelas ações do ministério.

Evaristo de Miranda, chefe da Embrapa Territorial, apresentou um detalhado levantamento sobre a região da caatinga nordestina, que disse considerar a região com a maior diversidade do Brasil. A Embrapa elegeu oito microrregiões da caatinga prioritárias para o estudo, uma em cada estado do Nordeste ¬ exceto o Maranhão, onde a vegetação predominante é o cerrado. Essas oito microrregiões abrangem 106 municípios, com 10% da área da caatinga. São todas com alto potencial de desenvolvimento agropecuário: Euclides da Cunha e imediações, na Bahia; Araripina, em Pernambuco; Vale do Açu, no Rio Grande do Norte, Batalha, em Alagoas; Cariri Oriental, na Paraíba; Sergipana do Sertão do São Francisco, em Sergipe; Alto Médio Canindé, no Piauí; e Baixo Jaguaribe, no Ceará.

Leia mais:  Realocação de recursos garante mais R$ 6 bi ao Pronaf e Pronamp

As políticas do Mapa não ficarão restritas a essas regiões, mas a área foi tomada como exemplo do potencial de desenvolvimento da caatinga nordestina. Nelas foram levantadas informações como as cadeias produtivas existentes e que podem ser desenvolvidas, como valor da produção de cada alimento produzido, os assentamentos de reforma agrária, os programas de irrigação (cisternas, açudes e pivôs de irrigação), os cadastros rurais, as unidades da Embrapa presentes em cada região, e outros temas importantes para a atuação do ministério.

Tereza Cristina falou de sua viagem recente a quatro estados nordestinos, e disse que, com base nesses levantamentos, todos agora “terão base para ver o Nordeste com outros olhos”. Ela disse que não só o Ministério da Agricultura, mas todo o governo está trabalhando para desenvolver ações para o semiárido, incluindo as pastas de Desenvolvimento Regional, Cidadania, Saúde, Educação, Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e outros. A partir do estudo inicial da Embrapa Territorial, todas as secretarias do Mapa estão trabalhando em conjunto para formular políticas e robustecer ações que levem mais desenvolvimento à região da caatinga nordestina, que está em profunda transformação.

Leia mais:  Um novo olhar para o Nordeste

Mais informações à imprensa:Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.b

Fonte: MAPA GOV
Comentários Facebook
publicidade

Agro Veracidade

Nota Conjunta do Ministério da Agricultura e do Ministério das Relações Exteriores sobre a ampliação, pelo México, da quota livre de tarifas para importação de carnes de aves

Publicado

por

O governo brasileiro tomou conhecimento, com satisfação, da decisão do governo mexicano de ampliar em 55 mil toneladas a quota livre de tarifa para importação de carnes de aves.

A medida garantirá a continuidade das exportações brasileiras de frango para o México, que alcançaram o volume de 110 mil toneladas em 2018. As exportações brasileiras foram as principais beneficiárias da quota, aberta em 2013, com utilização de 98% de seu volume total, que havia atingido seu limite quantitativo em fevereiro deste ano.

O México é um destino prioritário para as exportações brasileiras de carnes de aves, que já constituem o terceiro produto na pauta de nossas exportações para aquele país.

O governo brasileiro continuará trabalhando para fortalecer a relação comercial com o México e garantir a ampliação do acesso àquele mercado dos produtos agrícolas brasileiros.

Fonte: MAPA GOV
Comentários Facebook
Leia mais:  Ceagesp mudará para área 12 vezes maior que a atual, anuncia governador de SP
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas