conecte-se conosco


Na Capital

Edição 2019 do Projeto Educando para Cuiabania terá concurso de desenho, e festival de dança e vídeo

Publicado

Jorge Pinho

A V Edição do Projeto Educando para Cuiabania tem novidades em 2019, uma delas é o Concurso de Desenho para a escolha do Mascote dos 300 anos da Capital. Até esta sexta-feira (15), os alunos matriculados na rede municipal de Educação poderão enviar seus desenhos à Secretaria de Educação. Uma comissão interna vai avaliar os trabalhos e o resultado será divulgado no dia 20 de março. O desenho vencedor será escolhido como símbolo dos 300 anos da capital.

Além do Concurso de Desenho, o Projeto Educando para Cuiabania terá Festival de Dança com Siriri e Rasqueado, para estudantes da Educação Infantil e do 1º Ciclo; Festival de Vídeos com o tema ‘As Belezas de Cuiabá’, para estudantes do 3º Ciclo; Culminância da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do projeto ‘Os educandos da Educação de Jovens e Adultos como agentes (trans) formadores nos 300 anos da História de Cuiabá: pessoas, memórias, história e lugares’; o Teatro vai à escola para contar a história de personalidades históricas e artísticas, para estudantes da Educação Infantil, 1º 2º e 3º Ciclos;  e city tour pelo centro histórico da Capital para estudantes da Educação Infantil, 1º 2º e 3º Ciclos.

Leia mais:  Semáforos inteligentes são instalados na Avenida Mato Grosso

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos explicou que o Projeto Educando para Cuiabania propõe ações que retratam a história e a cultura cuiabanas, ao mesmo tempo em que permite à comunidade escolar resgatar a sua cidadania. “O objetivo desse projeto é despertar a comunidade escolar da rede pública municipal de Ensino, para a história e a cultura locais, fazendo com que ela se sinta parte delas e, sensibilizar os estudantes para o exercício da cidadania, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento de sentimentos de identidade e orgulho”, destacou Alex Vieira Passos.

Todas as ações previstas no projeto Educando para a Cuiabania têm como objetivo em comum, a pesquisa da história e da cultura cuiabanas, levando os alunos a reconhecerem as manifestações sócio-histórico-culturais, e adotarem uma postura de respeito à diversidade e à valorização da cultura regional.

Concurso 

Em relação ao concurso de desenho para escolha do mascote de Cuiabá no aniversário de 300 anos da capital, o desenho deve ser um trabalho inédito, produzido pelo estudante, a mão livre, com orientação do professor.

Leia mais:  Procon Municipal orienta sobre os itens das listas de materiais escolares

O material a ser usado para elaboração e pintura do desenho é de livre escolha do estudante e de seu professor, podendo ser em lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, nanquim ou outro.

Os desenhos dos estudantes serão avaliados em relação à proposta, ou seja, o mascote deve simbolizar as comemorações do aniversário dos 300 anos de Cuiabá;  originalidade, o que significa que não tenha sido publicado em quaisquer mídias ou participado em concursos anteriores, e criatividade.

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Trabalho contínuo garante chegada da pavimentação no Altos da Serra II

Publicado

por

Luiz Alves

As obras de drenagem e pavimentação do bairro Altos da Serra II, situado na região Leste, evoluem de forma contínua. Retomado no início deste mês, após a diminuição nos índices de chuvas, o trabalho tem apresentado resultados positivos e novas ruas começaram a receber o revestimento asfáltico. Nesta semana, os operários estão atuando nas ruas Coqueiral, Mato Grosso e Quarente e Um.

Ao todo, a Prefeitura de Cuiabá executará mais de 10 quilômetros de pavimentação na comunidade beneficiada pelo programa Minha Rua Asfaltada. A obra recebe um investimento equivalente a R$ 5.386.745,73, assegurando que todas as vias sejam alcançadas. Neste momento, a obra se encontra com cerca de 51% do trabalho realizado e tem previsão para ser totalmente finalizado em novembro deste ano.

“Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, retomamos o trabalho com diferentes frentes de atuação. Dessa forma, temos o objetivo de otimizar o andamento do trabalho, pois enquanto uma equipe realiza a pavimentação a outra adianta a imprimação das vias. A luta pelo asfaltamento do Altos da Serra II é antiga e, com muita dedicação, estamos empenhados em entregar esse sonho aos moradores neste ano”, comenta o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Leia mais:  Mais de 80 vagas estão abertas no Sine Municipal; confira

Histórico

Licitada em 2016, a obra no Altos da Serra II foi encontrada paralisada pela atual gestão que, de imediato, determinou uma força-tarefa, no intuito de garantir o benefício para os moradores da comunidade. A partir de um dedicado trabalho de convencimento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) feito pela Prefeitura, a instituição financeira emitiu, no início deste ano, o documento de autorização para retomada dos serviços.

Acontece que a empresa vencedora do certame licitatório, após executar 47% dos serviços acordados, não apresentou condições de continuar à frente da obra, o que levou o Município a solicitar a rescisão contratual e convocar a segunda colocada. Todavia, a nova postulante não demonstrou interesse em assumir os trabalhos e, então, seguindo os procedimentos da Lei Federal 8.666/93, foi realizada a convocação da terceira colocada que está atuando no bairro.

O programa

Implantado em 2017, o programa Minha Rua Asfaltada se consolidou como uma grande ação de infraestrutura da Prefeitura de Cuiabá. A medida tem democratizado o benefício da pavimentação, universalizando a prestação do serviço e ampliando para as localidades mais afastadas da região central.

Leia mais:  Ambientalista fará palestra no Rally Ecológico

Até o momento são mais 40 bairros atendidos pelo programa e cerca de 200 quilômetros de malha viária alcançados, somando obras concluídas, em execução e em processo de licitação. Para este ano, além de novos lançamentos, a Prefeitura planeja entregar pelo menos 78 quilômetros de asfalto.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas