conecte-se conosco


Na Capital

Edição 2019 do Projeto Educando para Cuiabania terá concurso de desenho, e festival de dança e vídeo

Publicado

Jorge Pinho

A V Edição do Projeto Educando para Cuiabania tem novidades em 2019, uma delas é o Concurso de Desenho para a escolha do Mascote dos 300 anos da Capital. Até esta sexta-feira (15), os alunos matriculados na rede municipal de Educação poderão enviar seus desenhos à Secretaria de Educação. Uma comissão interna vai avaliar os trabalhos e o resultado será divulgado no dia 20 de março. O desenho vencedor será escolhido como símbolo dos 300 anos da capital.

Além do Concurso de Desenho, o Projeto Educando para Cuiabania terá Festival de Dança com Siriri e Rasqueado, para estudantes da Educação Infantil e do 1º Ciclo; Festival de Vídeos com o tema ‘As Belezas de Cuiabá’, para estudantes do 3º Ciclo; Culminância da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do projeto ‘Os educandos da Educação de Jovens e Adultos como agentes (trans) formadores nos 300 anos da História de Cuiabá: pessoas, memórias, história e lugares’; o Teatro vai à escola para contar a história de personalidades históricas e artísticas, para estudantes da Educação Infantil, 1º 2º e 3º Ciclos;  e city tour pelo centro histórico da Capital para estudantes da Educação Infantil, 1º 2º e 3º Ciclos.

Leia mais:  Alunos da rede pública participam de plantio de mudas do projeto Verde Novo

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos explicou que o Projeto Educando para Cuiabania propõe ações que retratam a história e a cultura cuiabanas, ao mesmo tempo em que permite à comunidade escolar resgatar a sua cidadania. “O objetivo desse projeto é despertar a comunidade escolar da rede pública municipal de Ensino, para a história e a cultura locais, fazendo com que ela se sinta parte delas e, sensibilizar os estudantes para o exercício da cidadania, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento de sentimentos de identidade e orgulho”, destacou Alex Vieira Passos.

Todas as ações previstas no projeto Educando para a Cuiabania têm como objetivo em comum, a pesquisa da história e da cultura cuiabanas, levando os alunos a reconhecerem as manifestações sócio-histórico-culturais, e adotarem uma postura de respeito à diversidade e à valorização da cultura regional.

Concurso 

Em relação ao concurso de desenho para escolha do mascote de Cuiabá no aniversário de 300 anos da capital, o desenho deve ser um trabalho inédito, produzido pelo estudante, a mão livre, com orientação do professor.

Leia mais:  Reforma do Mercado do Porto será discutida em audiência pública

O material a ser usado para elaboração e pintura do desenho é de livre escolha do estudante e de seu professor, podendo ser em lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, nanquim ou outro.

Os desenhos dos estudantes serão avaliados em relação à proposta, ou seja, o mascote deve simbolizar as comemorações do aniversário dos 300 anos de Cuiabá;  originalidade, o que significa que não tenha sido publicado em quaisquer mídias ou participado em concursos anteriores, e criatividade.

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Prefeitura de Cuiabá abre inscrições para 44º Jogos Estudantis Cuiabanos

Publicado

por

Gustavo Duarte

Estudantes de Cuiabá: é hora de alongar o corpo e também o cérebro, pois o 44º Jogos Estudantis Cuiabanos (Jec’s) estão prestes a começar. A Prefeitura de Cuiabá abre na próxima semana, o período de inscrições, a serem realizadas pelas escolas municipais, estaduais e particulares da capital para a participação do Jec’s 2019, evento esportivo que conta com 4 modalidades de equipe e 10 individuais.

Gestores escolares terão de 27 a 31 de maio para entregar os formulários de inscrições devidamente preenchidos na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá. Os Jogos são abertos e com entrada franca.

Superação, trabalho em equipe, reconhecimento, confraternização, amizade e muita diversão estão sempre presentes durante a realização dos Jogos Estudantis Cuiabanos. E a participação das escolas e estudantes no evento vem aumentando ano após ano. De acordo com o secretário adjunto de Esporte, Edilson Odilon da Silva, quase dois mil alunos participaram dos jogos em 2018, 30% a mais do que no ano anterior e a expectativa é de que em 2019 o número seja ainda maior.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Coleta de resíduos passa a contar com 25 novos caminhões

“É o evento esportivo direcionado aos estudantes mais importante do ano para Cuiabá. É uma oportunidade dos alunos representarem seus colégios e mostrarem seus talentos. Muitos atletas começaram a carreira no esporte depois de participarem dos jogos estudantis”, comentou Odilon.

Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol são as modalidades de equipe da competição. Já as individuais são: Judô, Atletismo, Natação, Xadrez, Ginástica Rítmica, Ciclismo, Luta Olímpica, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Badminton. Os estudantes serão divididos em duas categorias por idade: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Os jogos serão realizados no período matutino e vespertino durante a semana e no período matutino, aos sábados. Os vencedores de cada modalidade e categoria receberão troféus, medalhas e vão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Mato-grossenses e posteriormente nos Estaduais e Nacionais.

A documentação de inscrição deve ser entregue em duas vias devidamente preenchidas e assinadas pelos responsáveis para a Comissão Organizadora na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, durante seu horário de funcionamento: das 8h às 11h e das 14h às 17h. A sede da pasta está localizada na Rua Barão de Melgaço, número 3677.

Leia mais:  Reforma do Mercado do Porto será discutida em audiência pública

Os jogos serão administrados e organizados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte Turismo, através da Secretaria Adjunta de Esporte/Diretoria de Esporte, com participação efetiva de representantes da comunidade esportiva.

Seguem anexos o regulamento e as fichas de inscrição para competições esportivas de 2019: 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas