conecte-se conosco


Política MT

Deputado abre os trabalhos da Comissão de Agropecuária e destaca números da cadeia produtiva

Publicado

Foto: Marcos Lopes

Nesta quinta-feira (13) aconteceu a primeira reunião da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária. Na reunião ordinária ficou determinado pelos membros que a equipe técnica fará um convite para a secretária de estado de Meio Ambiente, para o presidente do INCRA e para o presidente do INTERMAT para participarem da próxima reunião, no dia 03 de abril.

Os chefes dos órgãos deverão responder questionamentos sobre a regularização ambiental e apresentar um panorama das questões fundiárias no Estado.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) será muito importante a participação dos convidados para esclarecer dúvidas, apresentar a atual situação da regularização ambiental (CAR) e da regularização fundiária (APF). 

O presidente ainda ressaltou a importância do início dos trabalhos para dar celeridade principalmente nos processos de regularização fundiária. 
“Este trabalho tem muito a contribuir nesse momento de dificuldade que vive o Estado. Precisamos fazer com que aumente a arrecadação e a geração de emprego. E para isso iremos trabalhar dando celeridade nos processos de regularização, porque quando regulariza uma área de um cidadão, que espera há mais de 15 anos, ele poderá com o título na mão buscar linha de crédito, fazer projeto de manejo, de desmate e daí sim produzir gerando emprego e renda”, disse Nininho. 

Leia mais:  Projeto do Dr. João proíbe cobrança de taxas para prova por universidades de MT

O presidente levou à Comissão a notícia de que o Estado de Mato Grosso no mês de fevereiro foi o campeão de produção de carne bovina. “Presidi a CPI dos Frigoríficos e trabalhamos para quebrar o monopólio que existia na cadeia de Frigoríficos, o que fez com que novas plantas abrissem e então o credenciamento dessas plantas para exportação, elevando o estado ao patamar de campeão em exportação de carne bovina”, disse o parlamentar. 

“Na CPI fizemos um trabalho para elevar a alíquota do ICMS na comercialização do boi em pé abatido no Estado, a alíquota que era de 4% passou a ser 7%, e isso foi fundamental para fortalecer a indústria da carne no Estado”, lembrou Nininho. 

PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA 
A exportação de carne bovina atingiu os melhores índices no mês de fevereiro com uma receita de US$ 87,97 milhões provenientes do embarque de 23,4 mil toneladas em 2019. Este é o melhor resultado desde 2014 e coloca Mato Grosso na liderança de exportações brasileiras de carne. Fonte (SINDIFRIGO).

Leia mais:  Programa de reciclagem de entulho da construção civil será debatido na AL

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Requerimento ao TRE pede informações sobre o desempenho do cadastramento biométrico do Araguaia

Publicado

por

Foto: Marcos Lopes

 Durante a sessão de quarta-feira (22.03) o deputado Dr. Eugênio (PSB) apresentou um requerimento pedindo informações ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), sobre o número do desempenho do cadastramento biométrico dos eleitores das cidades de Água Boa, Barra do Garças, Canarana e Nova Xavantina.

O pedido de informações apresentado pelo parlamentar visa o acompanhamento em números e percentuais de cadastros biométricos que foram efetivados nas 26 cidades que se encontram com o processo e prazo regulamentado pela Portaria CRE/MT nº 1/2019.

Recentemente, o parlamentar esteve em Água Boa e realizou o cadastramento biométrico. “Resido na cidade de Água Boa e já fiz meu cadastro, porém tenho recebido algumas indagações dos cidadãos acerca do processo em curso. Por isso quero ter em mãos os dados, para acompanhar de fato o processo”, argumenta Dr. Eugênio.

Na tribuna, Dr. Eugênio falou sobre o prazo estabelecido pelo TRE e destacou que “o gabinete recebeu um pedido de um aumento do prazo para o cadastramento que vence agora no final de março”.

Leia mais:  Com orçamento deficitário, Wilson Santos vota contra PLOA/2019

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas