Connect with us

Mato Grosso

Cridac será inaugurado nesta sexta-feira (21.12)

Publicado em

O Governo do Estado de Mato Grosso e o Ministério Público Estadual (MPE) inauguram nesta sexta-feira (21.12) o novo Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), a partir de 9h, no Centro Político Administrativo. A nova unidade, vai ampliar a capacidade de atendimento e foi construído no terreno do antigo Hospital Central de Mato Grosso.

Com 4,1 mil m², o atendimento será de até 4 mil pessoas por mês. Em um primeiro momento, 60% dos atendimentos serão realizados na nova unidade. Os restantes serão alocados nas próximas semanas.

A nova unidade é equipada com consultórios, espaço de atendimento ao público e piscinas aquecidas para o tratamento de hidroterapia. O atual Cridac está localizado em frente ao Dutrinha desde 1977 e conta 1,5 mil m².

Recursos Recuperados

A nova sede do Cridac é mais uma das obras que estão sendo construídas pelo Governo do Estado com recursos recuperados nas ações de combate a corrupção. O Estado já recuperou mais de R$ 26 milhões que estão sendo aplicados em obras nas áreas de saúde, educação, cultura e aparelhamento da segurança pública.

O montante será aplicado na construção da nova sede da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros em Barão de Melgaço, do Centro Cultural de Vila Bela da Santíssima Trindade (Congódromo) e da Companhia de Atendimento de Emergência com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros no Distrito Industrial de Cuiabá, além do reaparelhamento do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) com a aquisição de novos armamentos.

Conforme o secretário-chefe da Casa Civil, Ciro Rodolpho Gonçalves, a recuperação do recurso é reflexo de um trabalho que começou em 2015, com a análise criteriosa de todos os contratos do governo estadual. Na ocasião, fez-se uma triagem, na qual os contratos irregulares, que cabiam ressarcimento, foram encaminhados para o Ministério Público Estadual e para a Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

Por meio do trabalho conjunto, os recursos acabaram retornando aos cofres públicos, sejam por Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) ou por decisões judiciais.

Construção inovadora

Para dar agilidade a construção da unidade, foi criada a Associação de Amigos do Hospital Central, que tocou a obra.

Cidade da Saúde

A entrega da obra o Cridac foi o pontapé inicial para a transformação da saúde pública de Mato Grosso. O local também receberá obras de adequação para abrigar o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades de Mato Grosso (Cermac) e o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope).

Nas próximas etapas da construção da Cidade da Saúde previstas para 2019, estão previstos o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen), a Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Hemocentro e, por fim, o Hospital Materno Infantil.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

MT cria Coordenadoria de Inteligência na PGE para combater crimes tributários

Published

on

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de Inteligência, vinculada à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e em parceria com a Polícia Judiciária Civil, para fortalecer as investigações contra crimes tributários no Estado. 

A definição da nova estratégia consta no Decreto de Lei Complementar Nº 791, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, nessa quinta-feira (18.04).  
Equipe será coordenada pelo procurador-geral Francisco Lopes – Foto: Secom-MT

O procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, explicou que a Coordenadoria surgiu de uma conversa com a Polícia Civil, a partir de trabalhos já realizados em parceria com a Procuradoria-Geral para identificar contribuintes que estavam cometendo crimes contra a ordem tributária. 

“A partir desses resultados positivos, a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, nos trouxe a proposta de oficializar essa colaboração. Levamos a ideia ao governador Mauro Mendes, que prontamente autorizou a criação da Coordenadoria. Essencialmente, ela nasce da necessidade de integrar ainda mais as informações que temos sobre os contribuintes para efetivar a investigação desses crimes”, afirmou.

O procurador-geral deve ocupar o cargo de coordenador-geral de Inteligência e Recuperação Fiscal e deve nomear dois delegados, preferencialmente da Delegacia Fazendária, como subcoordenadores, sendo que um focado em apoio finalístico e outro em contrainteligência. 

Delegada-geral da PJC, Daniela Maidel, afirma que medida vai reforçar investigações – Foto: Michel Alvim/Secom-MT

“A Coordenadoria deve funcionar como um eixo central para a segurança pública do Estado, reforçando o trabalho que fazemos de investigação de crimes fazendários e representa melhoria contínua dos mecanismos de segurança no Estado”, afirmou a delegada-geral da Polícia Civil. 

A integração é outro aspecto fortalecido pelo decreto, sendo que a Coordenadoria pode formar parcerias com outras entidades governamentais para utilizar ferramentas, treinamentos e sistemas avançados.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas